Categorias Eco, Super Indico

Como economizar em compras online de maneira segura e consciente

Publicado em
Imagem: Pixabay

O ano atípico passou, porém continuamos na pandemia. Portanto, precisamos manter o isolamento social a fim de manter nossa saúde, o que faz com que tendamos a comprar mais online do que em lojas físicas para evitarmos o risco de contaminação.

Desde que se tome alguns cuidados é seguro e mais barato comprar pela internet. Afinal, preservar nossos recursos financeiros mantém outro estado de saúde, a do seu bolso.

Aqui estão algumas sugestões para você economizar com compras online de maneira segura e consciente:

1- Questione sua necessidade de compra

Se questione se você realmente precisa deste produto e/ou serviço ou se não está apenas comprando para trazer um prazer imediato, já que se recompensar também é uma forma de prazer emocional. Para depois não se arrepender, ter gastado além da medida e ficar com um produto ocupando espaço desnecessário.

Agora caso realmente exista a necessidade, é algo que vai agregar muito na sua vida e até facilitá-la. Então vá para o passo 2.

Imagem: Pixabay

2- Pesquise pelo melhor preço

Antes de comprar pesquise os preços online. Existem sites que comparam os preços de todos os produtos ou serviços existentes no momento dos quais está em busca e te mostram os melhores preços em segundos!

Compare os preços nestes sites: Melhores Destinos, Skyscanner, Buscapé, Zoom, Já Cotei, Vah e Google Shopping Brasil.

Tenho certeza que o(a) ajudarão a escolher melhor.

3- Verifique se o site é seguro

Depois que encontrou o melhor preço, olhe sempre a reputação do site que você vai comprar seus produtos ou serviços, veja se há muitas reclamações no site reclameaqui, procon etc. E se essas reclamações foram solucionadas ou não.

Para sua segurança ao fazer compras na internet sempre mantenha seu antivírus atualizado e nunca salve sua senha ou cartão no site da loja para compras futuras.

Uma boa ideia também é que alguns bancos oferecem cartão virtual gerado online com curta duração de validade para realizar compras na internet, assim você não precisa utilizar o seu próprio cartão físico. Consulte seu banco para obter mais detalhes e se eles oferecem esta opção.

Nunca clique em links de descontos de loja enviado por mensagens de whatsapp, cuidado para não cair em sites falsos, e desconfie sempre de preços muito abaixo de mercado.

Imagem: Pixabay

4- Utilize cupons de desconto

Agora a melhor parte, descontos!!!

Já ouviu falar no site do Cupom Válido? É um site que reúne promoções e cupons de desconto com o objetivo das pessoas economizarem em suas compras online. O site é totalmente seguro pois apenas divulga as promoções e cupons, a compra em si é sempre feita diretamente no site da loja. Além disso, todos os cupons são gratuitos e não precisa nem de cadastro para utilizar.

Há cupons para mais de 600 lojas, uma infinidade de produtos e serviços diversificados de lojas como: C&A, C&C, Renner, Droga Raia, Dell, Brastemp, Marabraz, Fast Shop, Aliexpress, Shoptime, enfim muitas opções para todos os tipos de seguimento, com descontos que podem chegar até 50%.

Para utilizar é muito fácil, entre no site do cupom válido, digite o nome da loja que você deseja ter desconto e vai aparecer para você as opções de cupons válidos.

Existem dois tipos de Cupons de Desconto:

Cupons com código – que você copia e cola na tela de pagamento da loja que você escolheu após selecionar o produto desejado. Preste atenção na opção inserir código de desconto antes de finalizar a compra! Senão o código não entra e você vai pagar pelo valor integral.

Cupons sem código – neste tipo de cupom você não precisa inserir código nenhum, clique no link do cupom de desconto da loja de interesse e o site do cupom válido direciona para a loja online com desconto sendo aplicado automaticamente, diminuindo os preços dos produtos. Em algumas lojas, o desconto é somente visualizado no carrinho.

Para pegar seu cupom de desconto:

  1. Você acessa o site do Cupom Válido
  2. Coloca o nome da loja que você deseja ver cupons
  3. Assim que você clicar em clique para ver cupom ou clique para ativar ele vai te direcionar abrindo o cupom com código para ser inserido ou irá direcioná-la para a loja escolhida aplicando o desconto.

Confira sempre as regras de cada cupom.

5- Fique atento ao valor do frete

Depois que selecionou o melhor preço, verificou se o site é seguro, checou se há cupom de desconto, agora verifique o valor do frete e dê preferência as lojas que tem melhores valores de frete ou frete gratuito. Senão, todo desconto que você conseguir no produto não vai compensar se o frete for muito caro.

Imagem: Pixabay

6- Cuidado com os juros de compras parceladas

Vai pagar no cartão de crédito? Observe em caso de parcelamento se há acréscimo de juros! Se a empresa aplica juros altos e se ainda somado a isto você tiver que pagar o valor do frete, você terá feito um mal negócio.

7- Verifique se não há nenhuma cobrança adicional

Antes de finalizar, observe tudo que está sendo cobrado efetivamente. Muitos sites de eletrodomésticos, por exemplo, tentam te “empurrar” garantia estendida, e o pior sem você perceber!

Então fique atento na tela de pagamento se não está selecionado automaticamente a “garantia estendida” ou qualquer outra cobrança indesejada. Muitos produtos já tem garantia de 03 meses até 01 ano de fábrica. Portanto, para você não vai arcar com mais este custo, não caia nessa!

8- Fique atento as promoções

As lojas sempre fazem oferta relâmpago, queima de estoque e promoções. Acompanhe as suas lojas favoritas nas redes sociais, assine a newsletter para ficar por dentro das promoções por email quando houver.

Procure manter um bom relacionamento com as lojas, cheque se a loja que você comprou tem programa de fidelidade, se tiver e você ficou satisfeito com os preços e produtos, compre sempre na mesma loja e você poderá ter mais descontos ou brindes nas próximas compras.

E não esqueça sempre de checar se tem Cupom Válido para desconto!

Imagem: Pixabay

9- Verifique se a empresa possui conscientização ambiental e ecológica

Há muitas empresas hoje em dia com a preocupação ambiental e ecológica a respeito dos danos que seus produtos podem causar a natureza e ao meio ambiente como um todo. Por estarmos interligados no mundo e que nossos recursos naturais podem se exaurir em pouco tempo as empresas estão tendo mais consciência de suas ações.

Há publicidades porém que falam em sustentabilidade, mas não explicam como a marca se preocupa com o meio ambiente, ou seja, estão praticando o Greenwashing (que é justamente levar o consumidor a acreditar que está contribuindo para a sustentabilidade ambiental). Como os casos de adesivos “eco” em carros sem especificar que se refere à economia de combustível, e não à ecologia.

Uma empresa que realmente tem ideais e práticas visando o cuidado com o meio ambiente não esconde nem maquia suas ações, mas sim deixa transparecer sempre que possível que trabalha em prol da sustentabilidade. Se a marca deixa em dúvida como seus produtos são desenvolvidos ou o porquê de se apresentar como eco-friendly, é melhor desconfiar.

Lembre-se que durante a pandemia você não pode esquecer de higienizar os seus produtos com álcool 70% e lavar muito bem as mãos.

😉

Esperamos que assim vocês se inspirem a buscar a comprar conscientes da necessidade de sua compra, que estão realmente economizando, que é seguro (seja o produto ou serviço de escolha) e também com a preocupação ecológica. Afinal cuidando do mundo, ele também cuida de nós.

AF

Amanda Fontenelle

Brasileira, paulistana, apaixonada por idiomas e viajar. Amo aprender, caminhar na natureza, relaxar em dias de chuva com um bom livro e adoro cheiro de mato molhado. Compartilho ideias por aqui com muito amor e carinho. ;)

49 pensamentos em “Como economizar em compras online de maneira segura e consciente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *